Bittencourt Tem Medo – e Eike Batista também, Aparentemente

eike-e-dilma

A sensação de impunidade que paira no Brasil desde sempre parece ter começado a arrefecer, especialmente em relação àqueles que perpetram os famigerados crimes de colarinho branco. Testemunhar Eike Batista apresentando-se VOLUNTARIAMENTE à Polícia Federal, buscando prestar informações que revelam-se comprometedoras para várias autoridades públicas, é uma evidência disso. Mérito da operação Lava-jato e sua duras condenações penais a altos figurões da República.

Eike Batista, em entrevista concedida ao Fantástico em 2012, declarou que pretendia figurar no topo do ranking dos homens mais ricos do mundo até o final de 2015 – para a surpresa da jornalista, que, a exemplo de todos os demais expectadores, ficou impressionada com o otimismo do empresário. Após as revelações da operação “Arquivo-X”, ficou evidente porque ele sonhava tão alto: com um “sócio” como o governo federal (convenhamos, não é qualquer um que divide o comando societário de uma empresa com uma máquina de imprimir dinheiro), seria difícil fracassar.

Mas ele fracassou. E além de ver seu império desmoronar, passou a temer a prisão, na medida em que avançavam as investigações sobre a Petrobrás e o BNDES. Em outros tempos, a reação esperada seria bem outra: refugiar-se atrás de advogados muito bem pagos e intermináveis recursos judiciais protelatórios, até ser esquecido pela mídia e seguir em liberdade. Só que as circunstâncias mudaram. Eike espontaneamente resolveu aliviar sua situação, colaborando com o Ministério Público, e entregando de bandeja Guido Mantega.

Sinal de ventos de mudança. Ainda uma pequena brisa, mas que tem tudo pra virar um furacão para corruptos e corruptores. Se a moda pega, vai ter fila de dedo-duro na porta da Polícia Federal muito em breve.

Na entrevista acima referida, Eike dá algumas dicas para empreendedores iniciantes; entre elas, “ter um plano de negócios detalhado” e “ser muito transparente”. Só não adianta detalhar esses negócios de forma transparente apenas quando o camburão se avizinha…

Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por email.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s